ALUNOS DO CURSO TECNICO EM ELETROTÉCNICA VISITA A USINA HIDROELÉTRICA DE HENRY BORDEN – CUBATÃO - 28/09/2019

O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas Usinas de alta queda (720 m), denominadas de Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m3 /s. A Usina foi a obra principal do chamado "Projeto da Serra", um investimento gigantesco na produção de energia elétrica empreendido pela The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited, entre as décadas de 1920 e 1960. O projeto teve grande impacto econômico, social e ambiental e incluiu a construção da usina hidrelétrica, em Cubatão, pioneira mundialmente, para a época e de reservatórios e barragens na Serra do Mar, além de inversões e canalizações de rios.
Para dar início ao empreendimento, o engenheiro americano Asa White Kenney Billings veio ao Brasil fazer um estudo sobre a melhor área para sua implantação e a região de Cubatão foi escolhida porque se situava entre as duas maiores e mais importantes cidades do Estado de São Paulo, a capital e Santos. A usina também estava próxima à estrada de ferro da São Paulo Railway (Santos - Jundiaí), que seria útil no transporte do material pesado para a construção da empreitada. Além disso, devido ao desnível de 720 metros entre o topo da serra e o nível do mar, as águas ganhavam força e, em queda nas adutoras, movimentariam as turbinas da Usina. Assim, as obras tiveram início em 1925, com cerca de 6 mil operários trabalhando desde onde seria o Reservatório do Rio das Pedras até o local da usina, no sopé da serra.
O sistema idealizado por Billings consistia em reverter as águas do Rio Pinheiros e depois lança-las montanha abaixo, gerando energia elétrica. Mas para reverter o rio ele precisaria vencer um desnível de 30 metros, para isso, ele projetou duas estações elevatórias Usina Elevatória de Traição e Pedreira, que juntas, bombeavam quase 300m3/s para a Billings, formando um reservatório que permita a geração de energia.
Atualmente, além da geração de energia, a Represa Billings tornou-se um dos principais mananciais da região metropolitana de São Paulo e a Usina de Henry Borden, mesmo com restrições, continua ativa, atendendo o SIN (Sistema Interligado Nacional) sempre que solicitado e em sua máxima capacidade que atualmente é de 889MW, além de receber diariamente estudantes que vem em busca de conhecer essa escola de engenharia a céu aberto, como aconteceu no dia 28/09/2019 com as turmas do 4º Módulo do Curso Técnico em Eletrotécnica da ETEC Getúlio Vargas.

 

 

APOIO